Tosse dos Canis - O que é e como prevenir

11/03/20 Tosse dos Canis - O que é e como prevenir

Antes de falarmos sobre a Tosse dos Canis, vale a pena alertar: Nem toda tosse é Traqueobronquite Infecciosa. Existem outros problemas como Insuficiência Cardíaca, Colapso de Traqueia, Obstrução por Corpo Estranho que também podem simular uma tosse e nada tem a ver com infecção por vírus ou bactérias. Na dúvida, é sempre muito importante consultar o Médico Veterinário.

A Tosse dos Canis, como é popularmente conhecida, é uma infecção causada por vários agentes, muito semelhante à gripe humana. Os animais podem se infectar pelo contato entre um animal doente e outro suscetível, pelo ar ou por objetos contaminados.

Na maioria das vezes, a doença é auto limitante, ou seja, apresenta cura espontânea em casos leves. Porém, se houver acometimento pela bactéria Bordetella bronchiseptica ou ainda, se o animal estiver em um mau estado imunológico, ele pode desenvolver uma pneumonia mais severa.

O tratamento, na maioria das vezes, envolve o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e terapia sintomática, como antitussígenos, broncodilatadores e outros medicamentos.

 

COMO PREVENIR A TOSSE DOS CANIS?

 

A vacinação é a melhor forma de induzir imunidade contra os principais vírus e contra a bactéria Bordetella, porém, o fato de existirem diversos agentes envolvidos dificulta essa proteção, pois nenhum produto protege contra todos eles. A vacinação pode reduzir a gravidade dos animais acometidos, mas pode não prevenir a infecção, assim como acontece com a gripe humana.

As vacinas múltiplas V8, V11 e V12 possuem proteção contra Adenovírus, Parainfluenza e Cinomose, que fazem parte deste grupo de vilões causadores da doença. Também há disponíveis no mercado, vacinas específicas contra Bordetella, que aplicadas em conjunto com as múltiplas promovem uma maior proteção ao seu animal. Além disso, cuidados como isolar o animal doente e evitar aglomerações são essenciais.

Por fim, se você tem cães filhotes ou animais adultos que costumam frequentar feiras, hotéis ou pet shops com frequência é recomendável vacinar corretamente e evitar maiores problemas.

 

*Se perceber que seu animal está tossindo demais, consulte o Médico Veterinário de confiança.

Compartilhar
Vacinas para gatos
11/Mar

Vacinas para gatos

Os primeiros meses de vida de um animal estão entre os momentos mais críticos quando falamos sobre doenças. É nesse período que os filhotes se encontram diante de desafios, mudança de ambiente, mudança de...
Saiba mais
Compartilhar
Meu pet está com diarreia: o que fazer?
06/Jul

Meu pet está com diarreia: o que fazer?

                 Quem tem um bichinho de estimação sabe: basta um sinal como esse para ficarmos alertas e preocupados, sem saber exatamente como agir. A diarreia é uma...
Saiba mais
Compartilhar
Travessa Dalva de Oliveira, 237 • Londrina - PR
Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
Ligue 0800 400 7997 ou envie uma mensagem