Vacinas para gatos

11/03/20 Vacinas para gatos

Os primeiros meses de vida de um animal estão entre os momentos mais críticos quando falamos sobre doenças. É nesse período que os filhotes se encontram diante de desafios, mudança de ambiente, mudança de alimentação e estão expostos aos microrganismos presentes em todos os locais.

Nessas situações de risco, se o animal estiver totalmente desprotegido e se infectar com alguma doença, ele pode não ser capaz de produzir anticorpos a tempo e ter problemas sérios, podendo até mesmo vir à óbito.

Uma forma bastante comum de proteger os animais e seres humanos contra esses perigos ou ao menos amenizar as doenças é através da vacinação. Apesar de ser rotina para os cães, a vacinação de gatos pode não ser tão conhecida assim, mas é igualmente importante. Vamos esclarecer as dúvidas mais frequentes abaixo.

 

1. Gatos precisam ser vacinados?

Sim. Assim como os cães, eles também estão expostos a vários vírus presentes no ambiente em que vivem. Se não estiverem vacinados, podem adoecer e em casos graves até mesmo morrer.

 

2. Quais vacinas os gatos devem tomar?

Alguns grupos de pesquisadores reconhecidos no mundo inteiro dividem as vacinas em essenciais e não essenciais, ou seja, algumas vacinas podem ser opcionais, de acordo com o estilo de vida do animal e outras são extremamente importantes e não podem ser deixadas de lado. As vacinas principais e que são essenciais são contra a Rinotraqueíte, Panleucopenia, Calicivirose e aqui no Brasil, a vacina contra raiva. Existem também vacinas que protegem contra Clamidiose e FeLV (Vírus da Leucemia Felina), tidas como vacinas opcionais, dependendo da avaliação do estilo de vida do animal elas podem ou não ser necessárias.

 

3. De quanto em quanto tempo devo vacinar meu gato?

Quando os filhotes estão recebendo pela primeira vez a vacina, eles devem receber o seguinte protocolo:

   - 1ª dose: aos 60 dias de vida

   - 2ª dose: aos 90 dias de vida

O médico veterinário pode recomendar uma terceira dose, 30 dias após a segunda.

Quando o animal é adulto, ele deve receber a revacinação anual ou conforme orientação do Veterinário.

 

4. Meu gato está doente, posso vaciná-lo?

Não, apenas animais saudáveis podem ser vacinados.

 

5. O que é a vacina tríplice?

É a vacina que protege contra 3 doenças. No caso de gatos, a vacina tríplice protege contra Rinotraqueíte, Calicivirose e Panleucopenia Felina.

 

Agora que vocês já sabem que os felinos também precisam receber vacinas, que tal atualizar hoje mesmo a carteirinha de vacinação do pet?

 

 

Quer saber mais? Assista a esse vídeo: https://youtu.be/NvL3Zk2Qvew 

Compartilhar
Tosse dos Canis - O que é e como prevenir
11/Mar

Tosse dos Canis - O que é e como prevenir

Antes de falarmos sobre a Tosse dos Canis, vale a pena alertar: Nem toda tosse é Traqueobronquite Infecciosa. Existem outros problemas como Insuficiência Cardíaca, Colapso de Traqueia, Obstrução por Corpo Estranho que...
Saiba mais
Compartilhar
Meu pet está com diarreia: o que fazer?
06/Jul

Meu pet está com diarreia: o que fazer?

                 Quem tem um bichinho de estimação sabe: basta um sinal como esse para ficarmos alertas e preocupados, sem saber exatamente como agir. A diarreia é uma...
Saiba mais
Compartilhar
Travessa Dalva de Oliveira, 237 • Londrina - PR
Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
Ligue 0800 400 7997 ou envie uma mensagem