O que é Giárdia canina e como diagnosticar?

13/02/20 O que é Giárdia canina e como diagnosticar?

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre giárdia canina, ou giardíase, mas você sabe o que essa doença pode causar nos animais? Ou ainda, você sabe como identificar os sintomas no cão?


Uma zoonose importante, a giardíase é um problema não somente para os cães e gatos, mas também para o ser humano. A infecção é causada por um protozoário, a Giardia lamblia, que ao ser acidentalmente ingerida através do consumo de água e alimentos contaminados, se aloja no intestino do pet, causando sintomas variados e pouco específicos que podem passar despercebidos pelo tutor.


O fato de muitas vezes passar despercebida, torna a doença um importante problema para a saúde pública. Estima-se que aproximadamente 280 milhões de pessoas em todo o mundo tenham giardíase, e os números crescem a cada ano devido ao aumento da presença de cães e gatos nas residências. Uma vez que o tutor pode não perceber o problema ocorrendo com o seu pet, a giárdia é mais facilmente transmitida e então passa a ser um risco para toda a família.

 

Quais os sintomas da giárdia canina?

A maioria dos animais adultos são assintomáticos, ou seja, não apresentam nenhum sintoma da doença, permanecendo aparentemente saudáveis. Porém, quando o animal é infectado pela primeira vez, ou está com a imunidade baixa os sintomas podem aparecer, e incluem:


• Diarreia

• Presença de muco ou sangue nas fezes

• Cólicas abdominais, que podem ser observadas ao notar desconforto à palpação no abdômen do pet

• Gases

• Vômito

• Perda de peso

• Pelos fracos e sem brilho

• Animal fica mais quieto e sonolento

• Retardo no crescimento

• Desidratação em casos de diarreia intensa


Como os sintomas se manifestam em diferentes intensidades nos animais, o tutor deve ficar atento, e deve procurar um médico veterinário assim que notar alterações no comportamento do pet, ou algum dos sintomas citados acima.


Para saber quais são os sintomas da giardíase no homem acesse aqui! 

 

Como diagnosticar a giárdia canina?

 

Diante dos sintomas pouco específicos, a principal forma de diagnosticar a giardíase é através de exames laboratoriais, sendo o exame de fezes um dos métodos mais utilizados pelos veterinários, além do teste rápido, que permitem a identificação do protozoário.


Por ser facilmente transmitida do animal para o homem, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a propagação da doença no ambiente familiar, uma vez que 1 animal elimina em torno de 1 a 10 bilhões de cistos de Giardia lamblia nas fezes por dia, e a ingestão de apenas 10 cistos é suficiente para tornar uma pessoa infectada.


É normal nos assustarmos com os números destacados acima, e por isso é fundamental que o diagnóstico da giardíase seja feito o quanto antes, de forma rápida e confiável. Para isso a Dechra lançou o SensPERT Giardia, um teste rápido que detecta cistos e trofozoítos de Giardia lamblia em amostra de fezes de cães e gatos, em apenas 10 minutos!

 


Um diagnóstico em apenas 10 minutos permite iniciar o tratamento da giardíase logo no primeiro atendimento veterinário. O tratamento tem como objetivo aliviar os sintomas do pet, diminuir a eliminação dos cistos nas fezes e, consequentemente, a disseminação do protozoário no ambiente, evitando o contágio de outros animais e seus tutores.

 

Para saber muito mais sobre o kit de diagnóstico rápido Senspert Giardia, acesse www.senspert.com.br

Compartilhar
Tosse dos Canis - O que é e como prevenir
11/Mar

Tosse dos Canis - O que é e como prevenir

Antes de falarmos sobre a Tosse dos Canis, vale a pena alertar: Nem toda tosse é Traqueobronquite Infecciosa. Existem outros problemas como Insuficiência Cardíaca, Colapso de Traqueia, Obstrução por Corpo Estranho que...
Saiba mais
Compartilhar
Vacinas para gatos
11/Mar

Vacinas para gatos

Os primeiros meses de vida de um animal estão entre os momentos mais críticos quando falamos sobre doenças. É nesse período que os filhotes se encontram diante de desafios, mudança de ambiente, mudança de...
Saiba mais
Compartilhar
Travessa Dalva de Oliveira, 237 • Londrina - PR
Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
Ligue 0800 400 7997 ou envie uma mensagem