Você vacina o seu cachorro?

15/05/20 Você vacina o seu cachorro?

São várias as doenças infecciosas que podem afetar os cães e, a grande maioria delas, podem ser evitadas através da vacinação. Mas será que diante de todos os cuidados que se deve ter com os pets, você considera a vacinação como um aspecto importante? Se a sua resposta foi não, continue lendo a matéria para entender a importância desse cuidado. Se a sua resposta foi sim, confira para saber se você está fazendo isso da forma correta!

De acordo com dados do Instituto Pet Brasil, em 2018 a população de cães no Brasil atingiu a marca de 54,2 milhões, e esse número vem crescendo ao longo dos anos, porém será que o cuidado com os animais também cresce na mesma proporção?

Em pesquisa realizada pelo Radar Pet no ano de 2020, 81% dos entrevistados afirmaram dar muita importância à saúde preventiva dos seus cães e gatos, atentando-se a cuidados como vacinação, vermifugação e controle de pulgas. A pesquisa também demonstrou que 97% dos cães são vacinados, porém 3% dos animais nunca receberam nenhum tipo de vacina.

Se você pensa que porque o seu cachorro não sai de casa, ou só sai na coleira, ele está imune de pegar qualquer doença, você está enganado! Os animais estão constantemente expostos a vírus e bactérias presentes no ambiente, podendo se infectar a qualquer momento. Muitas vezes, uma ida rápida ao pet shop, ou um passeio na rua de casa podem ser suficientes para que o seu melhor amigo se infecte e fique doente.

Vacinar os cães é medida fundamental para o controle de doenças graves que, muitas vezes, podem levar à morte do animal. Além disso, a vacinação tem grande relevância para a saúde pública, uma vez que controla doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem, como a Raiva e a Leptospirose.

Quais as vacinas indicadas para meu cachorro?

As vacinas essenciais para os cachorros são as vacinas contra a Raiva e as vacinas Múltiplas, que protegem o seu cão de doenças como a Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Hepatite Infecciosa, Adenovirose, Parainfluenza e Leptospirose.
Para saber a diferença entre as vacinas múltiplas V8, V11 e V12, acesse aqui.

Importância de a vacinação ser feita corretamente

Vacinar os animais é primordial para a prevenção das doenças infectocontagiosas, mas o sucesso dessa prática depende de inúmeros fatores, e um deles é a forma que é realizada. Antes de iniciar qualquer protocolo vacinal é fundamental que o cão passe por uma consulta com um médico veterinário, pois ele realizará uma avaliação no seu pet para saber se ele se encontra apto e saudável para receber a vacina.

Além disso, é muito importante que a vacina seja mantida em temperatura adequada, entre 2° e 8° C até o momento de uso, e que o procedimento seja realizado por um médico veterinário. Assim evitamos aplicação inadequada, e asseguramos que tudo foi realizado corretamente.

Para saber mais fatores que podem interferir na resposta à vacinação, clique aqui! 

Ao final da vacinação é hora de atualizar a carteirinha de vacinas, onde o veterinário cola na carteirinha o rótulo do produto aplicado, a data, sua assinatura e carimbo contendo o CRMV, já deixando agendada a data do próximo retorno!

Vacinei meu cachorro uma vez, preciso vacinar de novo?

SIM, a vacinação deve ser feita anualmente, conforme esquema vacinal recomendado abaixo. Se o seu animal está passando pelo protocolo inicial de vacinas, confira com o Veterinário quantas doses serão necessárias. E lembre-se, o reforço anual também é essencial, pois ele mantém o nível de defesa e proteção do pet.

Atrasar a vacina pode ser perigoso!

Animal com protocolo de vacinação incompleto ou atrasado fica exposto às doenças infecciosas, por isso sempre anote na sua agenda a data da próxima vacinação para não se esquecer e atrasar!

Agora que você já sabe a importância da vacinação, quais vacinas utilizar e quando vacinar, não deixe de cuidar da saúde do seu melhor amigo. Para saber se a vacinação do seu cachorro está em dia e agendar a data da próxima vacina, consulte um médico veterinário.

Conheça as vacinas Dechra pra o seu melhor amigo: Vencothree Puppy, Vencomax 8, Vencomax 11 e Vencomax 12.

Vacinar é um ato de amor, e deve ser feito com responsabilidade!

 

 

 

Compartilhar
Tosse dos Canis - O que é e como prevenir
11/Mar

Tosse dos Canis - O que é e como prevenir

Antes de falarmos sobre a Tosse dos Canis, vale a pena alertar: Nem toda tosse é Traqueobronquite Infecciosa. Existem outros problemas como Insuficiência Cardíaca, Colapso de Traqueia, Obstrução por Corpo Estranho que...
Saiba mais
Compartilhar
Vacinas para gatos
11/Mar

Vacinas para gatos

Os primeiros meses de vida de um animal estão entre os momentos mais críticos quando falamos sobre doenças. É nesse período que os filhotes se encontram diante de desafios, mudança de ambiente, mudança de...
Saiba mais
Compartilhar
Travessa Dalva de Oliveira, 237 • Londrina - PR
Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
Ligue 0800 400 7997 ou envie uma mensagem